PROJETO SABER ALIMENTA | Sadia

PROJETO SABER ALIMENTA

A missão da BRF é participar da vida das pessoas e para isso, oferece alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis para o mundo todo. Também tem o compromisso de contribuir por um mundo melhor por meio de uma cadeia de valor sustentável e pelo envolvimento das marcas com causas sociais relacionadas à alimentação, iniciativas alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS|ONU).

O destaque vai para a Sadia, que está atuando para ajudar os brasileiros a melhorar sua relação com a comida, tornando a mais equilibrada, agradável e amigável. A Sadia quer contribuir para uma alimentação mais saudável das futuras gerações através da educação alimentar.

Várias iniciativas já foram realizadas nos últimos anos para atender a este desafio e este ano está sendo estruturado um programa mais consistente em parceria com escolas particulares e públicas. O objetivo é criar oportunidades para os alunos se tornarem protagonistas de hábitos alimentares mais saudáveis na escola e em suas famílias, por meio da formação dos educadores tanto da rede privada, quanto da rede pública de ensino, visando a médio prazo influenciar políticas públicas.

O conteúdo pedagógico deste programa vem de uma parceria para os próximos 3 anos com a Jamie Oliver Food Foundation, que possui causas em sintonia com as da Sadia. O material está sendo desenvolvido e customizado para também considerar as diretrizes do Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde; e as expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental I que constam na base nacional de educação.

O conteúdo pedagógico inclui receitas práticas desenvolvidas pelo próprio Jamie Oliver e adaptadas por ele para o uso de ingredientes mais acessíveis no Brasil. São receitas fáceis de preparar, inclusive em sala de aula, algumas nem requerem fogão. Essas receitas também poderão ser preparadas em casa com as famílias. O objetivo é que as crianças sejam protagonistas na mudança dos hábitos alimentares dentro de casa. Influenciando no consumo de mais frutas, legumes e verduras e reservando mais tempo para o preparo e consumo dos alimentos.

Além da parte prática, o conteúdo do programa combina exigências curriculares com conteúdos que levam os alunos a se questionarem:

De onde vem nossa comida?

Como os alimentos são manuseados, transportados e vendidos?

Quais são as formas mais saudáveis de manusear, preparar e comer a nossa comida?

Em agosto de 2016 iniciamos o Saber Alimenta no Colégio Anglo 21 da Rede SOMOS. O conteúdo pedagógico será trabalhado ao longo do semestre com as turmas do 1o ao 5o ano do Fundamental I. Alem disso, firmamos uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina (SC) para a realização de um projeto-piloto na Rede Estadual de Ensino, no segundo semestre de 2016. Para o piloto, 20 escolas da região da Grande Florianópolis serão impactadas, contemplando 500 alunos do Ensino Fundamental I, entre 6 e 10 anos.

A perspectiva é ótima e a parceria já vem dando certo desde já! Fique ligado para mais informações sobre o projeto.

PRINCIPAIS ASSUNTOS RELACIONADOS: 

jamie oliversaber alimenta